O empreendedorismo feminino no Brasil tem se modificado e apresentado tendências interessantes nos últimos anos, oportunidades o que reflete as mudanças sociais, culturais e econômicas provenientes do mindset em crescimentoe muitos desafios. Importante ressaltar o papel significativo no desenvolvimento econômico do Brasil
Atualmente há um número crescente de mulheres empreendedoras o que pode ser explicado pela mudança do mindset em relação aos empreender que possibilitou diversos fatores tais como:
§ Aumento nos grupos, associações, cooperativas com foco no desenvolvimento das mulheres que ampliam ao networking, promovem produtos/serviços e dia, contam o suporte de uma rede de apoio e mentorias.
§ Maior acesso à educação vem aumentando o nível de escolaridade segundo PNADC do IBGE cada ano, entretanto ainda não há uma significativa redução da desigualdade financeira, se compararmos os rendimentos mensais dos homens.
§ Abertura de espaço na vida profissional com a atuação em diversos setores, com tecnologia, saúde, beleza, finanças, moda, alimentação, entre outros. Convém ressaltar que muitas empreendedoras estão criando negócios disruptivos e escaláveis. Cada vez mais existem startups lideradas por mulheres.
§ Foco na sustentabilidade cresce o número de empresas que criam empresas para solucionar problemas sociais, como acesso à educação, saúde, ambientais e seus impactos na qualidade de vida. As empreendedoras do agronegócio trazem uma visão diferenciada na relação produção e meio ambiente.
§ Financiamento é um fator, que ainda tem muitos desafios a serem superados pela dificuldade de acesso aos recursos, entretanto algumas oportunidades estão surgindo investidores- anjos, e fundos de capital de risco focados em empresas lideradas por mulheres. Além disso, programas de capacitação estão facilitando o planejamento e a compreensão das melhores as opções de financiamento disponíveis para cada caso.
§ Empreendedorismo Social e Sustentável: Um número crescente de mulheres está fundando negócios com foco em impacto social e ambiental positivo. Essas empreendedoras estão criando empresas que buscam resolver problemas sociais, como acesso à educação, saúde e empoderamento econômico.
§ Acesso a Financiamento: Embora ainda haja desafios em termos de acesso a financiamento para empreendedoras, têm surgido mais opções, como investidores-anjo e fundos de capital de risco focados em empresas lideradas por mulheres. Além disso, programas de capacitação estão facilitando o planejamento e a compreensão das melhores as opções de financiamento disponíveis para cada caso.
§ Equilibrar vida pessoal e o empreender esse é o desafio, não há necessidade de provar algo, cada uma de nós pode ser mãe, praticar esportes, ler, passear, conversar com as amigas, fazer cursos e EMPREENDER.
#empreender #mulheresdenegocios #oportunidades #desafios #sustentabilidade