The Como faço para vender?
Como vender? É uma pergunta que não quer calar. No último mês tenho recebido constantemente essa pergunta de pessoas em diferentes fases da vida profissional
A resposta é bem simples. Não comece uma casa pelo telhado!
Antes de sair colocando seu C.V em vários lugares, de criar mensagens de vendas para seu negócio, de divulgar suas competências na redes sociais ou de contatar todos os amigos e antigos colegas de trabalho. Pare! Respire e responda:
· O que você realmente quer “vender”?
· Para quem você quer vender?
Parece óbvio, mas não é...
Outro dia uma pessoa altamente capacitada, com muita experiência, me disse que estava procurando qualquer coisa para fazer, ou seja, ela não sabia o que desejava vender.
Não faz sentido, um profissional não valorizar suas competências.
Como é possível indicar um profissional que não sabe o que está “vendendo” para o mercado?
Cada dia uma novidade. Na última semana fui chamada pelo WhatsApp por um jovem em início de carreira. Ele estava participando de algumas entrevistas e insistia em “ vender” mais experiência do que havia adquirido como estagiário. A ética e transparência fazem parte do jogo.
Como é possível “vender” um profissional que não existe?
Existe o caso de uma profissional que resolveu se “vender” na internet, utilizando as mídias sociais. Depois de um mês, achou isso não dá certo porque não fez uma venda e não tinha seguidores. As mídias sociais demandam mais do que simplesmente fazer postagens e vídeos aleatoriamente.
Como é possível “vender” apenas porque marcou presença no Instagram?
São muitos os exemplos de profissionais que buscam realizar vendas, ou melhor “vender-se” para o mercado profissional, em função do cenário atual.
A minha resposta para essas perguntas é a seguinte: vender exige que se olhe, avalie o que está acontecendo no mercado. O olhar precisa ser 360 graus para que seja possível perceber os desafios e as oportunidades.
Depois olhe para você, avalie sua experiência, suas competências, tudo aquilo que faz muito bem e imagine quem pode comprar aquilo que você tem para oferecer.
Agora! Chegou o momento de definir seu ponto de partida e de chegada, por onde começar e que precisa ser feito ...
Definida a sua estratégia, é momento de se posicionar , contar para o mercado online e offline o que faz de você uma profissional especial.
Use os canais de comunicação com estratégia e nunca de qualquer maneira, apenas para marcar presença. Ligue para seus amigos e diga claramente o que está buscando no mercado. Assuma e se aproprie dos seus espaços no mercado, seja a pessoa certa para o ”comprador” dos seus serviços ou produtos
Não se “compra” quem não se conhece. Finalmente, venda, venda muito!
content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.