Liderança e desafios
O líder é um profissional constantemente desafiado, tanto pelas organizações, quanto pelo mercado, porque é demandado para acompanhar tendências, lidar com mudanças, trazer soluções, tomar decisões, apresentar resultados e, ao mesmo tempo precisa desenvolver pessoas para realizarem tudo isso.
Obviamente o papel foi se modificando com passar dos anos, entretanto o que não se modificou foi a necessidade do constante desenvolvimento das competências técnicas e humanas. Essa necessidade, evidenciou-se ainda mais com a crise sanitária, que trouxe inúmeros desafios, na forma de administrar o dia a dia organizacional e na maneira de liderar equipes.
Liderar pessoas é um desafio porque representa uma tarefa complexa, especialmente em um ambiente, com mudanças aceleradas, saindo de uma pandemia e, buscando maneiras para uma melhor adaptação e crescimento sustentável. Algumas organizações continuam no home office, outras no híbrido e ainda há aquelas que retomaram totalmente o presencial.
Nesse cenário, as organizações precisam ser produtivas, inovarem e para isso ocorrer dependem de relações mais saudáveis, mais humanas, de modo que se tornem capazes e se adaptem às novas demandas do mercado e alcancem seus objetivos. Nesse contexto, o líder precisa das suas competências socioemocionais, ou seja, levar a inteligência às emoções.
O líder, diante de tantas mudanças de cenário, das suas competências para tomar decisões porque muitas vezes é visto como uma pessoa que pode ou deve organizar e resolver tudo sozinho, manter o foco diante das mudanças do mercado, inovar e prosperar.
Isso tudo não é fácil, digo é desafiador! Para conduzir e administrar todas essas demandas, há necessidade de aprender sempre para aprimorar processos, administrar, desenvolver pessoas, avaliar, dar feedback, estimular a motivação, conferir autonomia à equipe e preparar o futuro das organizações.
As competências para lidar com essas situações envolvem, entre outras a capacidade de escutar, observar com atenção (sem achismos) e compartilhar desafios e resultados. Além disso, buscar muitas informações para que a tomada de decisão, não, repita algo que deu certo no passado. (esse é dos erros mais frequentes)
O líder, por ser referência, precisa estar atento à maneira como ele mesmo se percebe e como é percebido pela equipe. Nesse sentido, a Inteligência Emocional (IE) e as competências socioemocionais são aliadas fundamentais e se manifestam nos modos de agir, pensar, nos comportamentos e atitudes. Segundo Goleman (1999), possuir um alto grau de IE não garante que a pessoa tenha competências socioemocionais para o trabalho, mas significa que ela possui um excelente potencial para adquiri-las.
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