Comunicação entre marcas pessoais
Nos comunicamos desde o momento que nascemos: recebemos um nome, choramos. Assim tem início todo um processo que desenvolveremos durante a vida para podermos aprender, desaprender e reaprender e nessa sequência construiremos a jornada da nossa marca pessoal.
Nesse processo, a ferramenta mais poderosa que temos é a comunicação, no mundo presencial e no digital. A comunicação é a maneira como interagimos com o mundo e expressamos ideias, sentimentos, sonhos, percepções, desejos, objetivos, entre outros.
Quando desenvolvemos e nos apropriamos da comunicação, na forma e no conteúdo, nos flexibilizamos para atender às diferentes circunstâncias, assim estamos evidenciando quem somos, valorizando nossas interações e fortalecendo a nossa relação com o outro. A maneira como as pessoas nos percebem, definem a maneira como lidam conosco.
Entende-se que a comunicação pode gerar negócios e fortalecer relacionamentos, quando utilizamos tanto a razão quanto a emoção, nas nossas interações profissionais e pessoais. A reflexão e avaliação dos nossos canais perceptuais são ações que facilitam vender, negociar, prospectar, atender, motivar, fazer apresentações, reuniões e muito mais. Cabe a cada profissional apropriar-se dela de maneira planejada e consistente. Comunicar é como dançar: quanto mais nos envolvemos com o outro e com diferentes ritmos, o resultado se torna cada vez melhor.
É imprescindível que as pessoas observem a importância dessa consistência. O profissional, por exemplo, que nas mídias sociais comporta-se de maneira empática, acessível, acolhedora, mas que no momento da interação tudo muda, parece outra pessoa, evidencia pressa, falta de energia na voz, fala rapidamente, não acolhe o outro e não apresenta “escuta ativa”, nesse caso, a comunicação é avaliada na totalidade: voz, fala, linguagem e audição.
A essência da comunicação reside na capacidade de olharmos o outro, prestar atenção no efeito das expressões, no uso das palavras, no vocabulário, na entonação, na articulação das palavras.
Atualmente, quando abordo sobre COMUNICAÇÃO, o que mais observo são pessoas que desejam fazer vídeo para postar e conquistar pessoas, marcar presença no Instagram, fazer lives, apresentações incríveis, escrever artigos para o Linkedin, mensagens de voz no WhatsApp e por aí vai.
Sinto falta de perguntas tais como:
· O que preciso para melhorar minha comunicação?
· Como faço para perceber se minha mensagem foi captada?
· Como a comunicação não verbal pode facilitar o atendimento ao cliente?
E você, como tem usado a sua comunicação?









