The As pessoas, marcas pessoais, assim com as organizações precisam saber como lidar estrategicamente como seus recursos para se posicionarem e fortalecerem a marca e o marketing. Diante das demandas do mundo profissional, nota-se que alguns profissionais que independente das áreas de que atuam e do nível hierárquico, se comportam como executores fazedores de coisas. Assim sendo, não praticam o pensamento estratégico para lidar com a situação global e as possibilidades.
Esses profissionais são facilmente reconhecidos porque referem:
· Falta de alcance dos resultados esperados,
· Dificuldade em tomar decisões rápidas,
· Falhas na gestão do tempo
· Realizam muitos cursos e não conseguem aplicá-los
· Sensação de ineficiência
Há dois aspectos a se considerar: o primeiro refere-se à contribuição do pensamento estratégico individual no alcance dos resultados profissionais; o segundo refere-se ao gerenciamento da carreira. Destaca-se que ambos podem fortalecer a Marca Pessoal e o Marketing Pessoal.
De maneira geral, o pensamento estratégico individual não é estimulado, nas carreiras, nas organizações ou no próprio negócio, porque que não se acompanha a tendência “pessoa no centro de tudo” para gerar inovação e competitividade.
O que significa o pensamento estratégico para um profissional?
Para CONCHETO (2018) O pensamento estratégico individual é essencial para enfrentar os desafios e as inúmeras opções que temos e enfrentarmos o futuro, de maneira consciente, explorando recursos com foco no objetivo a ser alcançado.
Pensar estrategicamente significa viver com qualidade, rever recursos e definir o caminho para que reconhecer oportunidades, analisar informações e otimizar recursos.
Exercite o pensamento estratégico para tomar decisões, e somente depois criar o plano de ação, elimine o fazedor de coisas.
.A decisão estratégica aborda, além, das informações, aspectos cognitivos como criatividade, intuição e o mindset crescente no qual a estratégia é um processo que demanda aprender sempre, segundo KICHE, PEREIRA (2015).
O exercício do pensamento amplia a formulação de estratégias com foco na visão macro e de negócios voltado para o futuro do profissional porque deve sempre vir antes do planejamento. Convém ressaltar a importância da visão do futuro, diretamente relacionadas com a missão e visão da marca pessoal.
O que fazer para desenvolver o pensamento estratégico?
Praticar sempre…
1. Não se torne “fazedor de coisas”, pense, avalie a situação e decida o que fazer e como fazer, com quem fazer.
2. Aprenda a estabelecer prioridades, não desperdice tempo, dê foco.
3. Análise, questione, pense antes da tomada de decisão
4. Reflita, busque transformar pensamento em ação
5. Exercite a visão macro (aspectos financeiros, técnicos, humanos, comerciais)
6. Acompanhe as tendências do mercado