A discussão sobre seleção e retenção dos colaboradores, ocorre com frequência entre os profissionais de diversas organizações. Atualmente a seleção, desenvolvimento e retenção de colaboradores são contemplados pela estratégia de uma empresa que precisa de produtividade, qualidade, lucratividade e inovação frente às mudanças do mercado e do comportamento dos clientes.
Entende-se que colaboradores precisam percebidos e valorizados como marcas pessoais que se conectam com marcas corporativas de maneira única, engajada e comprometida. A medida que as conexões se multiplicam e ampliam-se possibilidades para que as marcas sejam admiradas pelos seus clientes e colaboradores.
Por exemplo, proponho imaginarmos o “Atendimento ao Cliente” em qualquer ponto de contato da marca corporativa. O momento da interação do consumidor com o colaborador precisa ser especial porque o cliente provavelmente já usou sites, aplicativos, fale conosco, e-mail, entre outros; e depois disso ele quer o toque humano. São os colaboradores que concretizam os diferenciais corporativos.
Diante disso, vamos ressignificar a retenção de talentos com o” Employer Branding” durante toda a jornada do colaborador.
O que significa Employer Branding?
É a estratégia de uma organização que tem como objetivos: evidenciar o posicionamento, a fortalecer a reputação, a manter a imagem positiva, valorizar seus diferenciais junto aos seus colaboradores para gerar experiências positivas.
Como, por exemplo. Atendimento ao Cliente, a percepção e as experiências, positivas ou não, geradas pela marca corporativa são responsáveis pela percepção, dos e engajamento dos clientes. Nesse caso a conexão envolve empresa (marca corporativa) colaborador (marca pessoal) e cliente (marca pessoal) o que torna cada vez mais importante a compreensão desse processo.
Para exemplificar, existe uma pesquisa realizada do Instituto Brasileiro de Varejo&Marcado e a Escola de Negócios FIA Business School divulgou 31% das empresas mais admiradas pelos clientes estão entre as empresas melhor avaliadas pelos colaboradores (Delgado 2022).
Diante disso pode-se observar que há estudos e pesquisas sobre a jornada do consumidor, a ideia á que o mesmo ocorra quando se trata da jornada do colaborador, desde o processo seletivo, no desenvolvimento, na retenção, em qualquer cargo/função em uma organização. Para atrair e reter colaboradores tão importante quanto o valor financeiro do salário recebido é o salário emocional!
Quais são os desafios?
No dia a dia organizacional buscam-se oportunidades, enfrentam-se desafios para a atuação em relação à produtividade, qualidade e rentabilidade do negócio e são as pessoas que fazem a diferença em relação aos concorrentes e inovam. Além disso, reter colaboradores significa diminuição dos processos seletivos, redução dos absenteísmo e atração de profissionais qualificados.
As organizações (marcas corporativas) tem necessidade de atrair e reter clientes (marcas pessoais) e colaboradores (marcas pessoais) para enfrentarem o futuro do mercado.