Os negócios das mulheres empreendedoras, seja no ambiente presencial ou digital, sem o networking adequado não geram receitas e não se sustentam.
O objetivo do networking entre mulheres é aprender sempre, a cultivar relacionamentos, compartilhar informações, trocar experiências, desenvolver parcerias, criar projetos, enfim conectar marcas pessoais e marcas corporativas e isso muitas vezes não é alcançado.
As empreendedoras, marcas pessoais corporativas, precisam contar para o mercado aquilo que querem comercializar, seja um produto ou serviço, de maneira estratégica e, ao mesmo tempo, empática.
Acredito que há necessidade de um cuidado especial nos grupos de profissionais, presenciais ou digitais, para que sejam otimizados os relacionamentos, com clareza e objetividade e gerem transações comerciais.
Nos grupos de networking entre mulheres, observa-se que as profissionais evidenciam suas atividades e experiências com inúmeras postagens e comportamentos, que posso considerar egóicos porque não apresentam foco no grupo. Como, por exemplo, uma profissional de um determinado grupo publica um curso e convida os participantes para colaborarem na divulgação, imediatamente outra posta algo similar e poucos divulgam. Outros exemplos, o excesso de inserções de CV em vídeos ou áudios, de pitch de vendas, assim sendo as reais conexões se restringem aos cumprimentos diários ou em datas especiais.
Será que poderíamos aproveitar melhor o tempo e competências, de outras profissionais, fazer parceiras e conectar negócios que aparentemente não se conectam?
Participo de muitos grupos femininos e gostaria de compartilhar o que tenho observado e aprendido, visando fortalecer cada vez mais o Empreender Feminino.