Por que estou trazendo esse enfoque para o marketing do profissional?
A primeira resposta é porque ao fazer o curso de Fonoaudiologia aprendi muito sobre Comunicação nas áreas da Saúde Pública Educação e Clínica. Depois de algum tempo, entrei no mundo corporativo e entendi que as organizações, embora aparentemente saudáveis, têm inúmeros problemas de comunicação verbal e não verbal. Nesse contexto percebi os impactos, tanto positivos quanto negativos causados pela forma e conteúdo da comunicação dos diversos perfis de profissionais no ambiente organizacional.
Os impactos negativos da comunicação afetam o ambiente de trabalho, podem tornar tóxicas as relações, comprometer os relacionamentos e a marca corporativa. Por outro lado, a comunicação positiva, assertiva tende a contagiar e conquistar relacionamentos e resultados.
Muitos profissionais não compreendem o marketing profissional como a “tradução” da marca pessoal, o que significa expressar competências, valores, crenças, propósito e muito mais. Nesse contexto a comunicação envolve, autoconhecimento, saber escutar, lidar com as próprias emoções e as do outro e, além disso, tornar a linguagem acessível para poder se relacionar com diferentes perfis na organização. Importante ressaltar, a importância da consistência e da objetividade no trabalho em equipe, nas situações de liderança, nos processos seletivos, nas apresentações de relatórios e projetos, entre outros.
Diante disso, vale refletir que comunicação é intrapessoal, é conversa interior você com você, e a interpessoal é você com o mundo exterior envolvendo a fala, expressão, escrita, linguagem, voz, imagem, relacionamentos, networking.
O mundo está mudando e a imagem pessoal, comunicação não verbal, está presente no ambiente físico e virtual como, por exemplo nas cores, corte de cabelo, roupas, maquiagem, gestos, essas são algumas formas de transmitir e expressar como o profissional deseja ser percebido. A imagem pessoal é uma forte maneira de expressão do marketing profissional e vinculada ao processo de autoconhecimento.
Além disso, há o networking, sempre muito comentado no ambiente corporativo, que demanda comunicação com qualidade para que criar, estabelecer, trocar e manter os contatos da rede profissional. A conexão com outros profissionais amplia oportunidades, favorece o aprendizado e a colaboração sem fronteiras. Networking gera negócios sendo considerado uma importante ferramenta de marketing profissional.
Para fechar, reforçarei a questão do relacionamento porque a comunicação pode conquistar ou destruir interações e comprometer carreiras, projetos porque relacionar envolve reconhecer e regular próprias e do outro.
Enfim, algumas questões:
Será que a forma que os profissionais têm se comunicado é contagiante ou contagiosa?
Há consistência da comunicação no mundo híbrido?
A comunicação é planejada com foco no outro?
A comunicação por meio do marketing do profissional traduz a marca pessoal e a conexão com a marca corporativa e, fortalece ou não o marketing do profissional.