Conexões marcas corporativas e marcas pessoais(colaboradores/consumidores)
As marcas corporativas criam conexões com seus colaboradores e consumidores/clientes (marcas pessoais). Esse processo se evidencia nas organizações tanto pelo clima, retenção de talentos, baixo turnover, inovação, produtividade e qualidade; quanto na relação com os consumidores que avaliam suas interações em qualquer ponto de contato da marca.
Os consumidores escolhem cada vez mais uma marca não somente pelos produtos ou serviços oferecidos porque pode encontrá-los na concorrência, mas pelo posicionamento, comunicação e a experiência que proporciona no ambiente híbrido. O ambiente digital e o acesso à informação tornaram os consumidores cada vez mais ativos e participantes do mercado porque influenciam, dão sua opinião, efetuam reclamações, recomendam, são indiferentes ou criticam a marca.
A conexão estabelecida pelo consumidor é emocional e vai desde o sentimento de acolhimento, até a decepção, frustração, e outras dores que provavelmente irá compartilhar. Diante disso, a marca precisa acolher seus consumidores/clientes porque quando isso acontece, maior se torna a conexão emocional e, se estabelece a confiança que é a cola do relacionamento.
O que acontece quando o assunto são os colaboradores?
Parece ser tudo muito diferente mais não é…
Quando uma pessoa “escolhe, e também é” escolhida” por uma organização, isso define o início do relacionamento colaborador (marca pessoal) — marca corporativa. Desde o processo seletivo, nasce o cuidado que a organização precisa ter com os perfis dos colaboradores a serem contratados, com o processo de capacitação, as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento do profissional. Dessa relação ativa entre a organização e colaboradores depende a retenção dos talentos, a qualidade do feedback, o papel dos líderes e a saúde organizacional.
O que significa a tríade: marca corporativa-colaboradores — consumidores/clientes?
Quando a organização desenvolve os colaboradores, propicia um ambiente saudável e desafiador, também qualifica a relação com consumidores. Imagine que essa tríade pode emitir sinais positivos e negativos para colaboradores e consumidores. A experiência positiva dos colaboradores e consumidores torna a marca corporativa cada vez mais forte e valiosa.
Os colaboradores e os consumidores/ clientes são Marcas Pessoais que precisam estar no centro das estratégias da Marca Corporativa
Dulce Regina Migliorini, Mestre Business Administration of Neuromarketing, Mastercoach, Consultora organizacional e em Marketing Pessoal.









